2 de agosto de 2014

A Caracterização e figurino "Meu Pedacinho de chão"

A caracterização e o figurino  de ‘Meu Pedacinho de Chão’ partiu dos conto de fadas, tentando criar uma estética infantil. 
"O figurino assinado por Thanara Schönardie caracteriza os personagens de forma lúdica, como se fossem ilustrações de um mundo mágico. Eles buscaram  como referência o período entre o final do século XVIII e século XIX.  Mesclando materiais e peças originais dessa época como renda e cartolas – garimpados em brechós e feiras de antiguidades em Londres, com tecidos tecnológicos e até mesmo materiais insólitos como vinil, borracha e plástico."

 Uma releitura, cabelos cor de rosa como representação do amor, estilo de acordo com o humor da personagem, cabelos volumosos e enfeites de flores, desde as rendas inglesas de época até bolinhas de ping-pong, são o marco da novela.

Cada personagem é caraterizado de acordo com sua personalidade, mais o que todos tinham em comum era o excesso de cores, que foram brotando de uma forma inconsciente, usando referências de contos de fadas e histórias infantis para criar um universo delicado e mágico.







A personagem Catarina, de Juliana Paes é a mais trabalhosa. Ela tem um acervo de dez perucas em diversos estilos e carrega consigo a força e a intensidade do feminino. Por isso, ela estava vestida  cada dia de um jeito diferente, com perucas de diversas cores. Bustle, com várias camadas em degradê, representando essa personalidade múltipla era uma das diversas características do estilo dela.











 Juliana personagem de Bruna Linzmeyer), demorava cerca de duas horas para se vestir e se caracterizar, devido a grande quantidade de camadas que suas roupas possuíam. Ela representa o amor e teve que tingir os fios de rosa para ganhando  um ar de boneca. Com o visual romântico, ela sempre usava saias rodadas e mangas bufantes. Sua maquiagem inclui lápis azul e rosa, com máscara azul nos cílios.
 A grande modificação da atriz foi no cabelo, que foi pintado de rosa para dar ar de boneca  Para a criação das peças foi idealizado o projeto "Segunda Pele", em que tecidos que seriam descartados  passaram a ser reutilizados e reciclados na trama, separados por cor e são feitas pequenas amostras direcionadas a cada personagem. 
 "O  rosto  dela aparece uniformizado num tom mais natural a cor de sua cútis. Nos lábios, a atriz exibe um batom rosa em textura matte, formando a dupla de cor e acabamento ideal para o estilo romântico da personagem.

A personagem  também lançou tendência ao exibir as unhas pintas por um esmalte azul claro, lembrando a cor do céu, conquistado através de pesquisa e mistura de diferentes tons."










De carrancuda e heroína da Disney, a personagem Gina (Paula Barbosa), inspirada nos cabelos de Valente, deu o que falar. Mas para o figurino, dela era bem masculino, foi usada  a calça Bloomer, mangas comum toque delicado.

O vestido que marcou a mudança de Gina que tinha um aspecto de "mulher homem" e que deu o passo para o seu lado mais feminino levou vários dias para ficar pronto. Saia branca, capa, celofane, iluminação de led, e o corselete de acetado feito a mão foram um dos componentes principais desse vestido.







Para compor o personagem Ferdinando, Jhonny Massaro aderiu aos dreadlocks, e lentes azuis, o processo é muito trabalhoso e os retoques levam certa de 4 a 5 horas.










Zelão (Irandhir Santos) é um Caubói colorido inspirado na história em quadrinhos "Lucky Luke", um homem  bruto e próximo do universo do desenho animado e das histórias em quadrinhos. Para seu personagem ele adotou um corte assimétrico quase cobrindo os olhos. E suas roupas eram uma composição de plástico, látex, e cores primárias.
foto mdemulher












"Coronel Epa (Osmar Prado) tem um visual austero, com costeletas e bigode estilo Dom Pedro, e looks escuros. Usa também uma peruca que dá mais volume à lateral do cabelo.
A barba do coronel Epaminondas é toda do Osmar Prado. No cabelo existe um aplique para complementar a forma", revelou a figurinista."











                                                                  O CENÁRIO
O cenário é latifúndio inspirado em brinquedo e consumiu 20 toneladas de lata, latas cortadas, abertas, dobradas, usadas, fundos de lata, e não tinha uma casa, nem uma parede igual era tudo muito diferente e original, tudo de uma forma lúdica, um verdadeiro mundo mágico atemporal.
Animações em stop motion: resinas, tintas e maquetes.





















Com a chegada do inverno, o figurino, a arte e a caracterização criou um "inverno de esmero"  e caprichou  mostrando  cores e texturas da fábula. 

















E por último não poderia deixar de falar da Vila de Santa Fé, que foi palco de grandes cenas, o mundo da infância de Serelepe e Pituca que foram protagonistas de Meu pedacinho de chão. Uma verdadeira magia de um conto de fadas, "repleto de referências a brinquedos, com árvores de várias cores e casas revestidas de latas enfeitadas, como os antigos brinquedos".










Então é isso pessoal, espero muito que vocês tenham gostado. Esse foi o post mais trabalhoso que fiz até hoje, mas... valeu a pena! ficou super fofo, não deixem de ler, compartilhar e comentar, beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário